quinta-feira, 17 de junho de 2010

Reestruturação urbana e suas políticas.

Fonte:
Reestruturação urbana e suas políticas.
Material de Apoio didatico-pedagogico de Gestão Empresarial II – Orientador – Prof.MSc.Levi Pinto de Miranda Jr.


O texto de Floriano José Godinho de Oliveira-Professor Adjunto Universidade do Estado do Rio de Janeiro resumidamente refere-se reestruturação urbana e suas políticas.
As cidades cresceram, bem como sua população e o Estado não conseguiu acompanhar esse crescimento com política eficiente. Para suprir essa deficiência desenvolveu-se um capital corporativo que a principio apresentou dois objetivos: o fomento a condições de criação de empresas para a geração de emprego e a “coesão social”, que é a sociedade ativa democraticamente nas cidades, participante.
Esse capital coorporativo cresceu de uma maneira que hoje busca-se a retomada da participação do Estado nas políticas públicas junto ao desenvolvimento economico das cidades e seus territórios.
O grande dilema apresentado com essa busca é: “Há possibilidade de nossas metrópoles tornarem-se competitivas e ao mesmo tempo socialmente justas e ambientalmente sustentáveis?”. Porque de uma forma ou de outra o que acontece é a valorização dos interesses financeiros, seja pelo cooperativismo ou políticas públicas.
Uma das estratégias apresentada é a retomada do poder ao território, com uma gestão de compartilhamento do território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário